O que é a Kinesiologia


INTRODUÇÃO

A expansão da consciência, na era aquário, no âmbito da medicina

Neste limiar de século e de milénio, tempos de mudanças e rupturas, ausência de paradigmas definidos entre o bem e o mal, o justo e o injusto, o humano e o desumano, é natural que os seres humanos se sintam perdidos entre incertezas, desencontros e angústias que, por vezes, psicossomatizados, geram neles profundos males físicos.

Há hoje importantes linhas de conhecimentos, no âmbito da Medicina Alternativa ou não, que partem do princípio de que a maior parte das doenças não são exclusivamente orgânicas, mas têm causas emocionais.

E, nesse caso, a sua cura depende, basicamente, da auto-consciencialização do doente, a respeito da possível causa oculta de seus males.
A consciência não resulta só de um factor intelectual, mas de uma fusão sua com o equilíbrio emocional.

Estamos em vésperas de redescobrir o homem, em sua natureza profunda. Daí que uma das grandes interrogações feitas em nossos tempos de transição era “Quem sou eu?”. Perseguindo os mesmos fins, a ciência pergunta “O que é o Homem?” em relação ao universo que vem sendo redescoberto?

É nessa ordem de interrogações que a ciência vem intensificando os estudos para ampliar nossa compreensão acerca de nós mesmos como seres humanos multidimensionais, e de nossa relação energética com o universo ou, particularmente, com os nossos semelhantes, no dia-a-dia concreto, onde a vida se cumpre.

Mais do que nunca, as relações entre visível” e “invisível” (que são inerentes à vida humana), estão sendo objecto de pesquisas e descobertas que ampliam e aprofundam nossa compreensão do humano. Entre essas descobertas, está uma das mais importantes feitas, no início do século XX no âmbito da Física: o facto de que todos os fenómenos que se produzem no universo são energia transformada.

Com o tempo, essa descoberta inicial, feita pela comunidade científica, extrapola os limites da Física: atinge outros campos do conhecimento, como a Medicina, e leva à descoberta de que saúde e doença estão visceralmente ligadas a fenómenos energéticos. Tal constatação é, pois, recente no mundo ocidental; entretanto, no mundo oriental, tais fenómenos já eram conhecidos há milhares de anos na esfera religiosa.

Em linguagem mística, os códigos referentes a “esse saber oculto” (reservado aos “iluminados”) eram registados em livros sagrados (tibetanos, sioux, hopis, católicos, árabes, indianos e outros), com a força ou o poder de “mandamentos” que instituíam os princípios regentes do Bem e do Mal, que atuam na estrutura profunda da psicologia humana.

No decorrer do século XX, tais conhecimentos “sagrados”, surgidos no Oriente, começam a circular no Ocidente, mas como vimos acima, no âmbito da alta ciência. E, aos poucos, vêm sendo divulgados em esferas cada vez mais amplas da sociedade, para conhecimento de todos.
Portanto, aquela milenar matriz original vem legitimar as recentes conquistas da ciência, quanto às profundas relações existentes entre traumas psicológicos e males fisiológicos, já expressas, por exemplo, na máxima dos antigos: ”Alma sã em corpo são”.
Assim, foram surgindo as mais variadas técnicas energéticas de saúde:
Acupuntura, Homeopatia, Kinesiologia e tantas outras.


O QUE É A KINESIOLOGIA

A Kinesiologia é uma técnica de saúde ainda relativamente desconhecida e até incompreendida. Ela pode ser considerada como um sistema de feedback corporal.

É pressuposto o corpo conhecer as suas necessidades. Assim, bastará, num plano ideal, interrogá-lo. Como?

Com um teste muscular.

Em Kinesiologia, aprendemos a interrogar de uma forma simples mas segura o corpo, a todos os níveis.

A Kinesiologia foi criada pelo Dr. Goodheart, nos Estados Unidos, nos anos 60. Este quiroprático descobriu que, em certas situações, os músculos apresentavam-se débeis, sem uma razão aparente.

Realizou provas e manipulações sobre uma lesão muscular de um paciente (músculo dentado anterior, sendo a função deste músculo sustentar a omoplata e elevar as costelas junto à caixa toráxica), quando reparou que, massajando a origem e inserção deste músculo, onde tinha encontrado uns pequenos nódulos, o músculo que antes estava débil tornava-se forte.
Desta investigação surge a chamada técnica ORIGEM/INSERÇÃO – a percursora da Kinesiologia.
Mais tarde, o Dr. Goodheart descobriu a relação vital entre grupos musculares e os órgãos. Verificou que os músculos e os órgãos compartilham a mesma trajectória dos nervos através do forame inverebral; verificou igualmente que, se uma pessoa tinha problemas nos rins, era o músculo psoas que se debilitava, se tinha problemas no estômago, era o músculo peitoral maior clavicular que se debilitava, etc.

Posteriormente, adicionou ao seu método as descobertas do osteopata Dr. Chapman, referentes aos pontos reflexos neurolinfáticos: descobriu que cada um destes pontos reflexos estavam associados a certos grupos de músculos, comprovou que, quando activava um ponto reflexo, o músculo correspondente fortalecia-se e melhorava o sistema linfático.

Incluiu também os pontos reflexos neurovasculares descobertos pelo quiroprático Dr. Bennet, verificando que, quando estes pontos são tocados, o desempenho do sistema vascular dos órgãos é incrementado.

Associou os conceitos orientais de energia vital, descobrindo as relações energéticas existentes entre um músculo, um meridiano de acupuntura e o seu órgão correspondente, integrados num círculo funcional.

Incluiu ainda o relacionamento existente entre cada emoção e os órgãos, sistemas e funcionamento do corpo, a todos os níveis.

Relacionou a comprovação do funcionamento da fisiologia humana à nutrição.
Incluiu e descobriu que podia testar a utilização das mais diversas técnicas, tais como Florais de Bach, Homeopatia, Cromoterapia, Cristais, Sons, etc.

ACTUALMENTE, A KINESIOLOGIA É CONSIDERADA O SISTEMA DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO MAIS PRECISO NAS MEDICINAS ALTERNATIVAS.

Através do teste muscular, podemos obter uma informação precisa, integral, acerca da pessoa.

A palavra Kinesiologia vem do Grego:
KINESIS + LOGOS
MOVIMENTO + CONHECIMENTO


O CONHECIMENTO DO MOVIMENTO.
A Kinesiologia estabelece a relação entre o movimento e a parte estrutural, química, electromagnética, mental e emocional.
Há uma relação estreita entre a função muscular e o estado de saúde de todo o organismo.

Para certas pessoas, a Kinesiologia é considerada uma VIA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL.

Exemplos de algumas situações que podem ser ultrapassadas com a prática das Técnicas Kinesiológicas:

A Kinesiologia pode ajudar a harmonizar os TRAUMAS do passado, a melhorar a capacidade para construir o futuro e a ensinar a saborear o presente.

Permite-nos comunicar com o corpo e interpretar as suas respostas, com SENSIBILIDADE E PROFUNDIDADE.

É a livre circulação da energia que constitui o vector da saúde.
Com a Kinesiologia, aprendemos a eliminar os bloqueios da energia vital.

O KINESIÓLOGO É UM ORIENTADOR QUE AJUDA UMA PESSOA A EXPRIMIR O SEU POTENCIAL DE CURA, PELO TESTE MUSCULAR.

A Kinesiologia utiliza o modelo energético chinês do corpo humano.

Esquematicamente, desde que algo nos perturbe, o tónus muscular é afectado brutalmente. Como descargas de energia em tempo de trovoada. Se o stress ultrapassa as capacidades de reequilíbrio espontâneo do corpo, o curto-circuito resultante fica gravado no nosso corpo, provocando bloqueios, que se manifestam por vezes anos mais tarde, de formas variadas, indo da alergia à dor, da depressão à hiper-emotividade, da bulimia à anorexia, etc.
Cerca de dois terços dos desequilíbrios (doenças) têm a sua proveniência na parte energético-emocional.

A Kinesiologia dispõe de um certo número de técnicas que permitem reparar os curto-circuitos. É um método simples e rápido de reequilíbrio da energia vital através do toque, da palavra, da acupressura, da massagem e de alguns exercícios.

Com a Kinesiologia, pode sentir-se todos os dias dinâmico, centrado, empreendedor, com capacidade para ultrapassar os traumas e o stress, capacidade de ajudar a família, os amigos, pacientes, capacidade de personalizar a nossa alimentação, higiene de vida, tratar as dores, melhorar a circulação linfática, sanguínea e energética, etc.

A Kinesiologia é subtil, sensível, cheia de descobertas fascinantes em si mesma, de sensações intensas, por vezes de libertação, de alegria reencontrada, de criatividade espontânea.

Permite a realização de regressões de memória específicas.

Pela Kinesiologia, aprendemos a relacionar as emoções com o funcionamento dos órgãos, dos músculos, etc.

Emoção bloqueada = Energia Bloqueada no corpo
É questão de tempo a psicossomatização.

O praticante de Kinesiologia desenvolve a sua capacidade intuitiva e a sua capacidade de ultrapassar, pelo lado positivo, os desafios a que a vida nos sujeita.

A Kinesiologia permite-lhe expandir a consciência para o seu verdadeiro nível.

Permite-lhe descobrir a verdadeira identidade e interpretar os desvios à FELICIDADE e à SAÚDE, localizando os erros de perspectiva que levaram ao bloqueio.

A Kinesiologia permite não só fazer um diagnóstico holístico (global) mas também equilibrar a energia, reestruturar a parte mental de forma a desbloquear a parte emocional, e, por fim, escolher, se ainda for necessário, com rigor, as técnicas adequadas a cada caso.

A Kinesiologia é a técnica, que no futuro, será a base da medicina alternativa.

A Kinesiologia permite diagnosticar e escolher o tratamento adequado como nenhuma outra.

desenvolvido por aznegocios.pt